17 de abril de 2020
2 min de leitura

Suprimentos na Indústria

Foto da postagem Suprimentos na Indústria

Entenda o que é e como deixar a gestão de suprimentos da sua empresa muito mais eficiente

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

A gestão de suprimentos correlaciona os setores das empresas, agrupando-os como se fossem um, para otimizar processos e evitar formação de gargalos. Essa gestão nada mais é que o fluxo de operações, desde a aquisição de materiais até a entrega dos produtos.

Quando falamos de suprimentos na indústria, traçamos um fluxo a ser seguido, como etapas para que o percurso de materiais tenha assertividade no planejamento.

Citamos abaixo algumas etapas:

 

COMPRAS

O setor de compras é o responsável para aquisição de materiais necessários para a linha de produção, para suprir a empresa e também realizar a cotação de preços, assim como entrega dos produtos. Cabe ao departamento de compras garantir que os materiais atendam os critérios de qualidade e quantidade que é solicitado para cada setor.

 

ESTOQUE

A gestão de estoque é a responsável por armazenar e garantir a integridade de materiais que serão utilizados no processo produtivo. A boa gestão está diretamente ligada em garantir a disponibilidade dos produtos e evitar desperdícios.

A falta de eficiência deste setor, impacta na linha de produção, uma vez que a aquisição de itens em exagero, ou a armazenagem a longo prazo, afeta o preço final do produto, podendo gerar prejuízos. É importante indústrias e demais empresas terem o controle assertivo de seu estoque, para garantir a rotatividade dos produtos assim como sua integridade.

 

VENDAS

Em vendas acontece a apresentação dos produtos aos clientes, demonstração de como estes produtos podem agregar e também a criação de relacionamento entre empresa e cliente.
São tratadas formas de pagamentos, entrega e prazo, garantia dos produtos e particularidades dos pedidos.

 

LOGÍSTICA

Quando falamos do processo de distribuição de materiais, seja interno ou externo, nos referimos a gestão de logística. Esse setor é responsável por definir e criar rotas de entrega, regionalização de clientes e registros das informações. Trata-se de um setor extremamente importante, pois liga os processos internos da empresa até a entrega final ao cliente.

É extremamente importante nas indústrias, e empresas em geral, obterem seu processo de suprimentos integrados a um sistema de gestão ERP. Essa integração gera indicadores e dados numéricos para tomadas de decisões e análise de processos.

Com o Touch Comp ERP, os setores de compras, estoque, vendas e logística são totalmente integrados, contando com processos automatizados, desde a cotação de produtos até a entrega do mesmo, resultando em desburocratização e otimização das atividades, tornando tais processos rastreáveis e possibilitando ganho de tempo aos gestores para criação de novas metodologias em busca de resultados. Vamos conversar?