17 de abril de 2020
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Sua empresa já usa o Funil de Vendas?

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Aprenda como funciona e todos os benefícios que seu negócio poderá obter usando essa poderosa ferramenta

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

Hoje vamos falar do funil de vendas, sua aplicação nas empresas e os resultados que essa ferramenta pode trazer para seu negócio. O funil é uma ferramenta poderosíssima que possibilita saber em que estágio estão os seus leads (pessoas que demonstraram interesse em adquirir o seu produto ou serviço). O funil de Vendas começa na captação de clientes, que estão no topo do funil e em maior número. No meio do funil estão os potenciais clientes, que já conhecem melhor a empresa e seus produtos/serviços. No fundo do funil estão os leads com enorme possibilidade de efetivarem a compra.

Abaixo, falaremos das 3 etapas que levam as prospecções rumo as conversões:

 

TOPO DO FUNIL

Neste ponto, estão envolvidos o maior número de pessoas ou empresas (B2B). É no topo de funil que se inicia o processo de conhecer, atrair, promover e captar clientes. É a fase que buscar entender as necessidades dos consumidores e mostrar-lhes como seu produto ou serviço poderá atendê-los. Geralmente no topo são utilizadas as mídias sociais para ajudar na divulgação e propagação dos serviços e produtos da empresa.

 

MEIO DO FUNIL

Nesta etapa tratamos dos leads que se tornaram mais próximos, aqueles que começam a considerar a possibilidade de compra. Esses possuem interesse em receber visitas, demonstrativos e apresentações do produto/serviço ofertado. O índice de conversão de quem está no meio do funil é mais fácil, mas é importante levar em consideração o poder de persuasão e impacto, fazer os olhos brilharem com as demonstrações e apresentações a serem realizadas.

 

FUNDO DO FUNIL

No fundo do funil, o lead já passou pelo processo de conhecer e entender como funciona o produto ou serviço ofertado, passa a enxergar necessidade de aquisição da oferta. Para ter a conversão em cliente, pode ser necessário a concessão de descontos, negociação de prazos e algum outro incentivo que auxilie no fechamento da venda.

O funil de vendas é de grande valia para acompanhamento, de perto, dos processos dos clientes. A ferramenta possibilita verificar em qual ponto o gestor pode trabalhar para melhorar a abordagens da sua equipe de vendas a fim de converter o maior número possível de leads que estão em cada estágio do funil.

Com o uso do Touch Comp ERP, é possível a criação de relatórios com funis de venda, adicionando fases comerciais para análises e tomadas de decisões, além de contar com o CRM completo, no qual é possível delegar tarefas e acompanhar o andamento delas até sua efetiva solução. Vamos conversar?