17 de abril de 2020
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Sua empresa investe em Capital Humano?

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Entenda a importância do capital humano e o porquê do investimento nele ser imprescindível.

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

 

Qual o bem mais importante das empresas? Sim, as pessoas! A capacidade de conhecimentos, competências e características da personalidade de uma pessoa ao desempenhar atividades, de modo a produzir valor econômico, é o que chamamos de capital humano. Em suma, é a gestão de conhecimento atrelada às competências, habilidades, conhecimento e informações do indivíduo.

POR QUE INVESTIR NO CAPITAL HUMANO?
Existe uma nova tendência no mercado das pessoas não consideram trabalhar nas organizações apenas por questões financeiras, mas sim por reconhecimento de suas habilidades e valorização de seu trabalho. Mais como sua empresa pode investir em capital humano?

CONHEÇA SUA EQUIPE E RETENHA OS TALENTOS

Os gestores devem conhecer sua equipe, estar mais próximo e saber quais profissionais são capacitados para as atividades do dia a dia. Existem colaboradores pró-ativos e que conseguem se adaptar às mudanças, assim como existem os que não conseguem se adaptar. O papel do gestor é detectar tais pontos e capacitar seus funcionários, para que a equipe tenha sucesso em seus resultados. A retenção de talentos é extremamente importante, pois profissionais que têm interesse em progredir, mas não enxergam essa possibilidade nas empresas, tendem a buscar isso em outros empregos. Essa retenção não está ligada somente a salários, mas sim a um conjunto de ações que contribuam para o melhor desempenho e satisfação do colaborador.

DEFINA METAS
A definição de metas é importante para que os colaboradores tenham visão do que precisam buscar para obter resultados, além de visionar a importância do seu trabalho com o alcance dessas metas. Cabe ao gestor, auxiliar seus colaboradores no engajamento de suas metas pessoais, conciliando os objetivos da empresa com as pretensões da equipe. Lembre-se: toda meta deve ser alcançável, pois metas desproporcionais ou irreais com o cenário da empresa, podem causar total desmotivação e frustração da equipe.

PLANO DE CARREIRA
O plano de carreira faz parte da cultura da empresa, onde o gestor mostra a sua equipe o trajeto que seus colaboradores deverão percorrer para alcançar determinada posição profissional. É interessante, pois o plano de carreira motiva os funcionários, exteriorizando que a empresa tem interesse em investir em seu time, ao invés de buscar profissionais externos.

Tal investimento em capital humano é uma tarefa ligada a gestão de pessoas, sendo assim, os gestores precisam contar com sistema de gestão para realizar as demais tarefas burocráticas, como confecção e análises da folha de pagamento, apuração do ponto, medicina do trabalho, tarefas estas que são, muitas das vezes, responsabilidades dos gestores.
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