17 de abril de 2020
2 min de leitura

Inventário Rotativo – O que é e quais são os benefícios?

Foto da postagem Inventário Rotativo – O que é e quais são os benefícios?

Conheça essa estratégia e como pode ajudar no seu negócio

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

Inventário rotativo ou estoque rotativo, é um processo muito conhecido e utilizado atualmente, pois com a falta de tempo nas organizações, essa ferramenta é um facilitador na gestão de estoque que oferece eficiência e economia para as empresas.

O grande desafio e responsabilidade dos gestores de logística e almoxarifado é obter um bom controle de estoque, mantendo-o atualizado, organizado e com segurança e assertividade de informações.

Mas afinal, o que é inventário rotativo? Em suma, é o processo de conferência periódica do estoque de uma empresa por linha de produtos, a recontagem física e contínua, seja diária, semanal ou mensal. E quais são seus benefícios?

 

RAPIDEZ E PRODUTIVIDADE

Ao proceder com inventários mensal, trimestral ou semestral é bem mais demorado e oneroso para as empresas, pois há um lapso de tempo entre um período e outro, gerando maiores riscos de erros e requisitando mais colaboradores para a conclusão da contagem. Adicional a isto, essa técnica possibilita que seja escalonado colaboradores por produtos e setores, o que torna a tarefa mais ágil e fácil do que inventariar todo o estoque de uma só vez.

 

FACILITA A IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS

Se as avaliações de estoque são feitas com periodicidade, adicionalmente o gestor terá maior facilidade de encontrar e corrigir falhas em seus CDs e galpões. É possível identificar discrepâncias em mercadorias e armazenamentos inadequados.

 

MELHORIA E CONTROLE DE PRAZOS DE VALIDADES

Com a adoção do inventário de estoque, as empresas serão capazes de reduzir os índices de perdas de seus produtos, pois possibilita a visualização dos produtos próximos a vencer e adotar estratégias para fazer sua rotatividade. Perder produtos devido a data de validade e um grave problema, que gera grande onerosidade e queda de qualidade frente aos clientes.

 

AUMENTA PRECISÃO DO ESTOQUE

Para oferecer maior competitividade, o inventário permite dar maior precisão do estoque, com as realizações das conferências periódicas em suas prateleiras, torna mais simples e objetivo observar a rotatividade dos produtos e especificar a quantidade de cada um. Além disto, dá tranquilidade a equipe de vendas para trabalhar com mais segurança, pois tem assertividade de informações do almoxarifado para realizar as entregas dentro do prazo e com as quantidades combinadas.

 

Com o Touch Comp ERP, é possível realizar seu rotativo de maneira simples e ágil, pois temos os módulos de pré-acuracidade de estoque, que diz respeito ao lançamento do estoque após contagem rotativa e o acuracidade de estoque, que mostra o estoque real que fora lançado via sistema, possibilitando a análise de diferença do seu estoque real versus estoque sistêmico. Adicionalmente, o sistema traz a comodidade de aceitar entradas de produtos via bipagem por código de barras, tornando o processo muito mais eficiente. Vamos conversar?