17 de abril de 2020
2 min de leitura

Departamento Pessoal Interno X Externo

Foto da postagem Departamento Pessoal Interno X Externo

Qual a melhor opção e como tornar esse setor mais eficiente

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

Quando falamos sobre departamento pessoal, estamos nos referindo a parte burocrática da gestão de pessoas, isto porque este setor está diretamente ligado a assuntos relacionados aos funcionários, desde a sua contratação, pagamento de salário e desligamento da empresa.

Ao optar pela utilização do DP externo, as empresas geralmente não tem a centralização das informações de pessoal para análises e tomadas de decisões, por isto hoje vamos falar de alguns benefícios em ter um sistema próprio para gestão do departamento pessoal.

 

MINIMIZA ERROS

Já imaginou uma empresa com mais de dois mil colaboradores e você, gestor de departamento pessoal, ter que conferir as folhas de pagamento uma a uma? Este processo é totalmente inviável. Com a utilização de software para processamento e geração das folhas, as chances de erros são reduzidas drasticamente, isto porque as informações para confecção das folhas devem ser lançadas manualmente pelo responsável do setor e o sistema se encarrega de gerá-las de maneira automática, comparando as informações lançadas com a legislação.

 

GANHO DE RIQUEZA DE INFORMAÇÕES

Com a centralização das informações e possibilidade de análises de custos, os gestores conseguem trabalhar melhor, entendendo os resultados e aplicando estratégias para melhorias no setor e na empresa como um todo.

 

CONTROLE DE PONTO

Atualmente, parte das empresas fazem o controle de ponto em softwares de terceiros, sem a integração com o sistema de gestão ERP. Isto gera perda de tempo ao conferir banco de horas manualmente, além de lançamentos manuais de registros para a folha de pagamento.

Quando existe essa integração, o processo fica extremamente otimizado, pois possibilita ao usuário a sincronização dos registros advindos do ponto e importação para o ERP, para análise dos tempos de trabalho de cada colaborador, assim como atrasos, faltas, etc. As ocorrências para serem lançadas em folha de pagamento são integradas e automatizadas, minimizando mais uma vez, os riscos de erros de processos manuais.

 

GERAÇÃO DE TRIBUTOS

Com a utilização efetiva do sistema ERP, no departamento pessoal, todas as guias e tributos podem ser geradas diretamente via sistema, uma vez que basta poucos cliques para geração delas. Os valores são todos calculados, conforme integrações e apurações realizadas.

 

Com o Touch Comp ERP, toda gestão de departamento pessoal no que diz respeito a legislação é elementar, nos preocupamos em otimizar e automatizar a rotina de trabalho dos profissionais desse setor, que recebem a todo tempo novidades e precisam de ferramentas que facilitem seu trabalho. Vamos conversar?