23 de março de 2023
< 1

Computação em Nuvem

Foto da postagem Computação em Nuvem

Tudo surgiu em meados de 1960 com J.C.R Licklider que buscava uma computação que atingisse a todos e John McCarthy que afirmou que computação é tão importante que todos precisam ter acesso.

Hoje, a computação em nuvem é considerada como um dos mais importantes pilares da Indústria 4.0, o servidor em cloud ou nuvem, é extremamente importante para o armazenamento dos dados da fábrica.

Vamos ver alguns benefícios dessa modalidade de servidor?

1-      REDUÇÃO DO CUSTO: Utilizando computação em nuvem, elimina o gasto com equipamentos de hardware extremamente caros e estrutura físicas.

2-      SEGURANÇA: Servidores alocados em nuvem possuem políticas de segurança que restringem o acesso de hackers, além de backups programados.

3-      FLEXIBILIDADE: Outro ponto importante é a possibilidade de administrar e solicitar o serviço de acordo com a usabilidade.

4-      MOBILIDADE: Possibilidade de acessar a nuvem através de aparelhos que estejam conectados à internet.

5-      DADOS: Facilidade de acessar os dados e realizar análise para tomada de decisão.

6-      CONTROLE DE QUALIDADE: Ter os dados em um único lugar auxilia no processo de auditoria, controles internos e etc.

7-      ATUALIZAÇÃO: Todas as atualizações acontecem periodicamente sem necessidade de parar as atividades dos usuários.

8-      ESCALABILIDADE: Possibilidade de crescer sem se preocupar pois a nuvem é flexível.

É importante ressaltar que existe mais benefícios além destes acima, o cloud computer é realmente um facilitador na gestão de empresas.

Em suma, vimos que na indústria 4.0 é necessário que as informações estejam disponíveis em tempo real e de faço acesso por este e outros motivos que a computação em nuvem é considerado um pilar indispensável para o bom funcionamento da quarta revolução industrial.

Computação em nuvem–  foi escrito por:

Helena dos Santos Carvalho.

helena.santos@touchcomp.com.br