23 de março de 2023
< 1

Big Data

Foto da postagem Big Data

Big Data é um termo usado no campo da tecnologia da informação, que significa um grande volume de dados com muitas informações e elas precisam ser processadas e guardadas de forma segura.

Surgiu em na década de 80, todavia não era bem este nome, mas nascia a necessidade de armazenar dados de forma eficiente e ágil.

Para entender melhor, vamos utilizar a rede social Instagram, cada usuário possui um login e anexado a este login está salvo todos os “cliques” e interações que o usuário realiza, pessoas que seguem, postagens curtidas, compartilhadas, comentários e tudo isto está salvo no servidor da plataforma. Realmente precisa de muito espaço para que todas essas interações sejam armazenadas e ao mesmo tempo de fácil pesquisa e consulta.

Pensando nesta linha, é que surge a necessidade de um super-servidor, super-espaço para guardar todas as interações da Indústria 4.0, pois neste novo jeito de produzir, o processo é sem intervenção humana.

Na quarta revolução industrial, o homem apenas analisa as informações que as máquinas geram, transmitem a software por meio de IOT e geram relatórios. É importante ressaltar que estes dados não ficam lá parados, tem condição de consultas em tempo real e previsão de manutenções, média de produção e etc.

A Big Data é pilar essencial para o bom funcionamento das máquinas e da produção, sem esta tecnologia não existe meio de máquinas produzirem de forma independente.

Big Data–  foi escrito por:

Helena dos Santos Carvalho.

helena.santos@touchcomp.com.br