17 de abril de 2020
2 min de leitura

Automação Industrial, você sabe para que serve?

Foto da postagem Automação Industrial, você sabe para que serve?

Por Heitor Saadj
GERENTE DE CONTAS

O setor industrial sempre foi muito forte, tanto no Brasil quando no mundo, e sempre movimentou boa parte da economia global. Ao longo dos anos, alguns modelos de indústrias foram criados, outros deixaram de existir ou se adaptaram, mas nunca o setor perdeu sua grande força no mercado.

Mas foi na Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX que a indústria iniciou sua modernização, substituindo o trabalho artesanal pelo maquinário. Pós revolução, o setor industrial nunca parou de se modernizar, então no século XX foi criada a Automação Industrial, ligada diretamente ao avanço da tecnologia, possibilitando ao setor industrial a utilização de computadores que modernizaram o processo produtivo.

 

MAS, AFINAL, O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?

A automação Industrial nada mais é do que o processo de implantação de novas tecnologias, tanto na produção quanto na manutenção da empresa. Este processo que já ocorre há décadas, tem como principal função a substituição de operações rotineiras dos seres humanos, otimizando, acelerando e deixando mais seguros muitos processos. A Automação Industrial também possibilita a redução de falhas humanas e oferece muito mais agilidade nos processos produtivos. Assim, a indústria pode produzir mais e com um custo menor, gerando mais receita e movimentando mais a economia.

O processo de automação industrial em si não se desenvolveu de forma engessada, visto que a cada ano são criadas formas dele se adaptar às indústrias. Estima-se que são desenvolvidas pelo menos seis ou sete novas possibilidades a cada. Sabendo de tudo o que automação pode fazer e o que pode transformar dentro de uma fábrica, agora vamos falar dos conceitos básicos e do ganho em produção que ela pode proporcionar.

Muito se fala que a automação nas indústrias acabará com empregos e criará um problema para a economia. Mas a verdade é que com a modernização das empresas, novos seguimentos são criados, que não existiam no passado e com a possibilidade de geração de empregos. Além desse fator, e da otimização de resultados, podemos colocar como principais benefícios da automação industrial:

  • Vantagem competitiva – a fábrica irá produzir mais com um custo bem menor, o que proporcionaria uma boa vantagem de seus concorrentes, tanto em prazo de entrega com em preço.

 

  • Segurança – aqui podemos citar dois tipos de segurança: digital e física. A automação concede à empresa segurança nos processos, fazendo com que o risco de falha humana caia, além do risco de acidentes. Podemos também citar a segurança dos dados da empresa pois com a chegada da automação a empresa poderá usar alguns tipos de sistemas, como o ERP para informatizar a fábrica, ter segurança e garantir que todos os dados da empresa sejam salvos.

 

  • Qualidade – imagine que na produção de qualquer produto estejam vários funcionários, lado a lado, trabalhando. Caso um deles não tenha a mesma aptidão dos outros, isso poderá afetar a qualidade final da produção. Com a padronização criada pela automação todos os produtos terão um padrão de qualidade.

 

  • Redução de custos – com dados precisos e um processo otimizado, a empresa produzirá mais rápido e com o menor custo. Isso resultará na redução de custo, não só do produto final, mas também da fábrica em geral.

 

A Touchcomp Sistemas contribui, há mais de 20 anos, para o avanço da automação industrial, oferecendo tecnologia de ponta para sua indústria sair na frente no mercado. Vamos conversar?