17 de abril de 2020
2 min de leitura

3 ferramentas de demonstrações financeiras aliadas a tecnologia

Foto da postagem 3 ferramentas de demonstrações financeiras aliadas a tecnologia

Saiba a importância de ferramentas financeiras e como estas, aliadas a tecnologia, podem ajudar sua empresa.

 

Por Gracielle Faria
EXECUTIVA DE CONTAS

 

Podemos chamar de demonstrações financeiras os diversos relatórios contábeis extraídos das organizações que tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões a respeito de gastos e investimentos. Essa análise também permite ser realizado um diagnóstico da saúde financeira da empresa e facilitar o processo de contas a pagar.

 

Quando falamos de demonstrações financeiras, podemos elencar por tipos e objetivos diferentes, sendo elas:

 

BALANÇO PATRIMONIAL

É o documento responsável por informar a condição patrimonial de uma empresa em relação aos ativos, passivos e patrimônio líquido no período de 1 ano. É muito comum que o balanço seja feito ao final de 1 ano, mas nada impede que essa análise seja feita em outro período, pois é gerado conforme a necessidade da informação. Vejamos as diferenças entre ativo, passivo e patrimônio líquido:

 

Ativo: todos os direitos e bens da empresa, que agregam valor;

Passivo: obrigações, ou contas a pagar;

Patrimônio Líquido: é a diferença entre os ativos e passivos.

 

FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é o instrumento mais importante para o gestor financeiro dentro da empresa, pois permite avaliar todas as entradas e saídas de operações em determinados períodos, sejam eles diários, semanais, mensais ou anuais. Com este recurso é possível o gestor realizar análises de necessidade de capital de giro, projeções de desempenho futuro, planejamento de recursos disponíveis, dentre outros.

 

DRE

A demonstração de resultado do exercício é o que chamamos de DRE, documento responsável por discriminar todas as receitas, sejam brutas ou líquidas, despesas, lucros, eventuais prejuízos e o resultado final do exercício. Este documento é obrigatório para todas as organizações, geralmente feito por contadores ou gestores financeiros em períodos anuais. Em suma, com a DRE o empresário conseguirá ter a análise se as contas serão positivas ou negativas.

 

Com o Touch Comp ERP, é possível a geração desses 3 documentos de maneira facilitada. Além disto, é possível realizar todo processo financeiro e contábil via sistema, centralizando todas as informações da empresa em uma única base de dados. Vamos conversar?